21 de setembro de 2012

Uma nova marca criando o futuro


Transformar a criatividade em conceito de ensino, esse foi um dos desafios da Essenz com o Colégio Cetés.
Há seis meses, a Essenz tem desenvolvido a nova marca do Cetés, escola da rede privada que oferece ensino fundamental, médio e técnico, considerada uma importante instituição de ensino da região do Alto Tietê.
O projeto consistia em fazer uma mudança da marca, que não foi planejada no seu início e já está no mercado há 14 anos.
O trabalho começou a ser desenvolvido em março deste ano e na primeira etapa estavam previstas pesquisas de campo, conceito, planejamento e nova identidade visual do colégio.

Pesquisa de campo
O trabalho da mudança de marca do Cetés implicou em uma entrevista de profundidade. Durante 30 dias, a nossa equipe esteve presente no colégio, conversando com pessoas de diferentes perfis, entre elas, alunos, professores, coordenadores e gestores. A pesquisa também foi realizada com ex-alunos, alunos de outros colégios e pais de alunos e de ex-alunos, para mensurar taxas de evasão e a imagem da escola no contexto da cidade. Além disso, levantamos o perfil das principais escolas da rede privada da região. No total, foram entrevistadas 248 pessoas.
Após essa fase, iniciamos os estudos de identidade e planejamento de ações, utilizando a metodologia de design thinking, em que a nossa equipe se dedicou a organizar as informações levantadas e pensar em soluções para os problemas relatados na pesquisa.

A nova marca
Para criação do novo logotipo, foram consideradas as pesquisas realizadas na fase anterior. Os estudos revelaram que o Colégio Cetés é reconhecido como uma instituição que preza valores fundamentais, como respeito, qualidade e igualdade. Uma escola que pensa no ensino do futuro e inova nos recursos pedagógicos por meio da tecnologia. Além disso, o Cetés é um colégio que mais do que ensinar, quer estimular o senso crítico dos alunos e, assim, formar cidadãos conscientes do seu papel no mundo. Tudo isso feito por meio de ferramentas que estimulam a criatividade e a colaboração. Com base nesses dados, a premissa de inovar conduziu os traços da nova marca. “O trabalho que desenvolvemos para o Cetés englobou toda a gama de serviços que a Essenz oferece. Trabalhamos desde a investigação da marca até a divulgação final do resultado. Todos os departamentos da agência estiveram envolvidos nesse projeto: design, jornalismo, pesquisa, criação, audiovisual, planejamento, programação e web. Estamos orgulhosos do resultado final. Resultado que traduz todos os conceitos da nova marca”, explica Luiz Fernando Firmino, diretor da Essenz Design e Branding.
A nova marca é representada por cores quentes, que representam a criatividade. Já o degradê de cores sugere movimento, dinamismo. As linhas curvas representam a valorização do ser humano, que está em posição de comemoração, sucesso e felicidade e é formado pelo “C” de criatividade e pelo “C” de Cetés.



Novo site
O site do colégio Cetés apresentava diversos problemas de usabilidade e navegabilidade. A ideia foi, primeiramente, alinhar a identidade visual ao design do site. Após esta etapa, desenvolvemos uma nova arquitetura de informação, de forma a organizar melhor o conteúdo, facilitando a busca por parte dos alunos e professores.  "O site teve seu desenho adequado à nova identidade visual e seu conteúdo reorganizado, para tornar a navegação mais fácil e intuitiva. O ambiente foi integrado às redes sociais e os novos recursos de comunicação o tornaram uma ferramenta útil para pais, alunos, coordenação e professores. O projeto possui também uma área para gerenciamento de conteúdo, que dá ao cliente autonomia para administrar o site”, explica Marcelo Hanada, web designer da Essenz. 


Lançamento da nova marca
No dia 06 de setembro de 2012, aconteceu o evento que apresentou a nova marca, em primeira mão, para o público interno da instituição.
A mudança reforça o compromisso do colégio em desenvolver cada vez mais a capacidade criativa dos alunos, formando cidadãos conscientes do seu papel no mundo, pessoas capazes de serem mais e melhores para os demais.

Luiz Fernando Firmino apresenta a nova marca


Parte da equipe da Essenz: Antonio Carlos, Gerson Aguiar, Luiz Fernando e Karina Francis 

Diretores do Colégio Cetés, Cláudio Yuji Higuchi e Paulo Roberto Gonçalves

Colaboradores do Cetés aprovam a nova identidade visual