29 de outubro de 2012

Quanto vale a sua marca?

As marcas são os ativos mais valiosos e perenes das empresas e fazem parte do seu patrimônio. O que muitas vezes surpreende os gestores é que as marcas podem ser avaliadas e precificadas. Ou seja, elas têm valor financeiro e a falta de investimento nelas acaba por influenciar negativamente o negócio como um todo.

Tornar-se Top Of Mind é o primeiro passo para ser uma marca de sucesso, e inicia um processo no qual a marca já tem valor econômico agregado. Ser Top Of Mind significa que uma marca é a mais reconhecida e lembrada em sua área de atuação, porém, ainda não significa que é a mais vendida. O valor de uma marca é determinado pelas percepções que as pessoas têm dela e quanto de retorno financeiro ela proporciona aos seus acionistas.

A empresa Interbrand faz, anualmente, uma avaliação das marcas mais valiosas do mundo e utiliza como critério alguns fatores que definem o seu sucesso, entre eles, o desempenho financeiro da empresa e o papel da marca na decisão de compra de seus produtos e serviços.

Contudo, o critério mais importante da avaliação é a força da marca, que representa a sua capacidade de gerar negócios futuros para a empresa, atrair novos talentos e ser a principal motivação de novas parcerias.

No ranking de 2012, a marca mais valiosa do mundo foi a Coca-Cola, avaliada em 77,8 bilhões de dólares, 8% mais valiosa do que no ano anterior. Segundo a Interbrand, Coca-Cola é o nome mais lembrado e reconhecido mundialmente, e não somente na categoria de bebidas. Além disso, o que reforça o poder desta marca é o fato de 1,8 bilhões de produtos assinados por ela serem vendidos diariamente no mundo todo.

A Coca-Cola é seguida pela Apple, que teve um impressionante crescimento de 129% em relação ao seu valor no ano passado, e tem potencial para despontar como a marca mais valiosa do mundo no próximo ano.

A marca mais valiosa do Brasil, segundo a BrandAnalytics é a Petrobras, avaliada em 10,5 bilhões de dólares, seguida por Bradesco, Itaú, Skol e Banco do Brasil.

O fato é que as pessoas compram marcas com as quais se identificam e as quais oferecem algo a mais que o próprio produto ou serviço. Marcas de sucesso, além de oferecerem extrema qualidade, são éticas e constroem relacionamentos próximos com seus clientes. Esses relacionamentos são conseguidos quando a marca proporciona experiências únicas para as pessoas, não somente na utilização do produto, mas também na sua comunicação e na informação oferecida por ela.

Quando uma marca alcança o status de Top Of Mind, entra num patamar de alta visibilidade e a sua identidade deve ser planejada e gerenciada constantemente para promover o seu crescimento e evitar problemas com a imagem.

Por isso, lembre-se, se você não está trabalhando para construir a sua marca, pode ter certeza de que as pessoas já estão fazendo isso por você!

Luiz Fernando Firmino é designer, consultor especialista em branding e diretor da Essenz Design e Branding e da MOVN Soluções Multimídia. E-mail: luiz@essenzdesign.com.br

Artigo publicado na DAT Revista - Especial Top Of Mind, Nº 7, outubro de 2012 (pág. 50)