Transformar a criatividade em
conceito de ensino, esse foi um dos desafios da Essenz com o Colégio
Cetés.
Há seis meses, a Essenz tem
desenvolvido a nova marca do Cetés, escola da rede privada que
oferece ensino fundamental, médio e técnico, considerada uma
importante instituição de ensino da região do Alto Tietê.
O projeto consistia em fazer uma
mudança da marca, que não foi planejada no seu início e já está
no mercado há 14 anos.
O trabalho começou a ser
desenvolvido em março deste ano e na primeira etapa estavam
previstas pesquisas de campo, conceito, planejamento e nova
identidade visual do colégio.
Pesquisa
de campo
O
trabalho da mudança de marca do Cetés
implicou em uma entrevista de profundidade. Durante 30 dias, a nossa
equipe esteve presente no colégio, conversando com pessoas de
diferentes perfis, entre elas, alunos, professores, coordenadores e
gestores. A pesquisa também foi realizada com ex-alunos, alunos de
outros colégios e pais de alunos e de ex-alunos, para mensurar taxas
de evasão e a imagem da escola no contexto da cidade. Além disso,
levantamos o perfil das principais escolas da rede privada da região.
No total, foram entrevistadas 248 pessoas.
Após
essa fase, iniciamos
os estudos de identidade e planejamento de ações, utilizando a
metodologia de design
thinking,
em que a nossa equipe se dedicou a organizar as informações
levantadas e pensar em soluções para os problemas relatados na
pesquisa.
A
nova marca
Para criação do novo logotipo, foram consideradas as pesquisas realizadas na fase anterior. Os estudos revelaram que o Colégio Cetés é reconhecido como uma instituição que preza valores fundamentais, como respeito, qualidade e igualdade. Uma escola que pensa no ensino do futuro e inova nos recursos pedagógicos por meio da tecnologia. Além disso, o Cetés é um colégio que mais do que ensinar, quer estimular o senso crítico dos alunos e, assim, formar cidadãos conscientes do seu papel no mundo. Tudo isso feito por meio de ferramentas que estimulam a criatividade e a colaboração. Com base nesses dados, a premissa de inovar conduziu os traços da nova marca. “O trabalho que desenvolvemos para o Cetés englobou toda a gama de serviços que a Essenz oferece. Trabalhamos desde a investigação da marca até a divulgação final do resultado. Todos os departamentos da agência estiveram envolvidos nesse projeto: design, jornalismo, pesquisa, criação, audiovisual, planejamento, programação e web. Estamos orgulhosos do resultado final. Resultado que traduz todos os conceitos da nova marca”, explica Luiz Fernando Firmino, diretor da Essenz Design e Branding.
Para criação do novo logotipo, foram consideradas as pesquisas realizadas na fase anterior. Os estudos revelaram que o Colégio Cetés é reconhecido como uma instituição que preza valores fundamentais, como respeito, qualidade e igualdade. Uma escola que pensa no ensino do futuro e inova nos recursos pedagógicos por meio da tecnologia. Além disso, o Cetés é um colégio que mais do que ensinar, quer estimular o senso crítico dos alunos e, assim, formar cidadãos conscientes do seu papel no mundo. Tudo isso feito por meio de ferramentas que estimulam a criatividade e a colaboração. Com base nesses dados, a premissa de inovar conduziu os traços da nova marca. “O trabalho que desenvolvemos para o Cetés englobou toda a gama de serviços que a Essenz oferece. Trabalhamos desde a investigação da marca até a divulgação final do resultado. Todos os departamentos da agência estiveram envolvidos nesse projeto: design, jornalismo, pesquisa, criação, audiovisual, planejamento, programação e web. Estamos orgulhosos do resultado final. Resultado que traduz todos os conceitos da nova marca”, explica Luiz Fernando Firmino, diretor da Essenz Design e Branding.
A
nova marca é representada
por cores quentes, que representam a criatividade. Já o degradê
de cores sugere movimento, dinamismo. As linhas curvas representam a
valorização do ser humano, que está em posição de comemoração,
sucesso e felicidade e é formado pelo “C” de criatividade e pelo
“C” de Cetés.
Novo site
O
site do colégio Cetés apresentava diversos problemas de usabilidade
e navegabilidade. A ideia foi, primeiramente, alinhar a identidade
visual ao design do site. Após esta etapa, desenvolvemos uma nova
arquitetura de informação, de forma a
organizar melhor o conteúdo, facilitando a busca por parte dos
alunos e professores. "O
site teve seu desenho adequado à nova identidade visual e seu
conteúdo reorganizado, para tornar a navegação mais fácil e
intuitiva. O ambiente foi integrado às redes sociais e os novos
recursos de comunicação o tornaram uma ferramenta útil para pais,
alunos, coordenação e professores. O projeto possui também uma
área para gerenciamento de conteúdo, que dá ao cliente autonomia
para administrar o site”, explica Marcelo Hanada, web designer da
Essenz.
Lançamento
da nova marca
No
dia 06 de setembro de 2012,
aconteceu o evento que apresentou a nova marca, em primeira mão,
para o público interno da instituição.
A
mudança reforça o compromisso do colégio em desenvolver cada vez
mais a capacidade criativa dos alunos, formando cidadãos conscientes
do seu papel no mundo, pessoas capazes
de serem mais e melhores para os demais.
![]() |
Luiz Fernando Firmino apresenta a nova marca |
![]() |
Parte da equipe da Essenz: Antonio Carlos, Gerson Aguiar, Luiz Fernando e Karina Francis |
![]() |
Diretores do Colégio Cetés, Cláudio Yuji Higuchi e Paulo Roberto Gonçalves |
![]() |
Colaboradores do Cetés aprovam a nova identidade visual |